Leite e derivados

Muitas gente tem dúvida? Gordura saturada ou insaturada? Resposta: precisa saber a proporção, pois na natureza elas não estão isoladas. Em contrapartida, cuidado, elas podem estar concentradas. No caso dos queijos, existe grande concentração de gordura saturada, pois na produção é necessário muito leite. Para produzir 400g de queijo minas frescal, precisa de 10 litros de leite. Você facilmente come 2 fatias, cerca de 40 g, ou seja, consumiu 1 litro de leite rapidamente. Toda massa de proteína e gordura está ali concentrada. Ou seja, desequilíbrio.

Não quero dizer com isto que devemos beber o leite de vaca ou de qualquer animal, pois a composição destes alimentos é própria para cada espécie. Não está apropriada para o ser humano. As escolhas são pessoais, individuais. Mas é bom saber que o leite é um agente de crescimento e passada a fase do aleitamento, a alimentação deve ser diversificada. O corpo deve ser estimulado a reconhecer outros alimentos.

Opção – Leites vegetais

Continuamos a consumir leite por hábito e muitas vezes por afetividade. E pagaremos um alto preço por este hábito. O leite de outras espécie traz desde desconforto, como gases, distensão abdominal, obstipação intestinal, até problemas mais sérios, passando pelas alergias, dermatites, problemas respiratórios e complicações no caso de asma. Nenhum problema de saúde é produzido por único fator, mas nos casos citados o leite é agente importante. Nos casos de câncer, exatamente por ser agente de crescimento, o leite é suspenso por. A proteção será ser agente promotor do crescimento do câncer maior se agirmos de forma preventiva e com racionalidade.

Conheço pessoas que comem leite em pó de colher e quando abrem uma lata de leite condensado não conseguem parar de comer. Isto não é necessidade física, nem nutricional, é carência afetiva. E já foram inúmeras as vezes em que tive oportunidade de fazer pessoas refletirem sobre isto. Muito interessante ouvi-las entristecidas, após minha fala sobre os  prejuízos do consumo de leite na vida adulta, muitos indivíduos tem problemas afetivos que trouxeram da infância, de relacionamentos parentais não resolvidos e compensam consumindo alimentos notadamente infantis.

Joseni França Oliveira Lima – nutricionista e Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde


DEZ DIAS PARA COMEÇAR UMA VIDA SAUDÁVEL

Renove seus hábitos para viver mais!

Inscreva-se agora para o próximo Programa de Vida Saudável da Clinica Nat e desfrute do TQV – Treinamento em Qualidade de Vida que vai expulsar seus bloqueios orgânicos e lhe devolver a disposição e alegria de viver da adolescência!

Temos uma equipe de profissionais da medicina e instrutores físicos altamente capacitados com mais de 20 anos de experiência.  

Clique aqui e saiba mais sobre o TQV!

Deseja agendar uma consulta?

Please prove you are human by selecting the Car.