Óleos e azeites

Precisamos de gordura. Deve ser de qualidade. Pode ser obtida diretamente do alimento como azeitonas, abacate, nozes, castanha do pará e tantas outras sementes. Mas também pode ser do azeite de oliva e do óleo de coco, por exemplo. Boas gorduras, equilibradas. Saturadas ou insaturadas? Na verdade estas fontes possuem um mix, pois em todas estas fontes tem um pouco de cada uma.

Precisamos comer pois a constituição de cada célula de nosso corpo em sua membrana plasmática contém proteína e gordura. O cérebro tem sua composição de 60% de gordura. Precisamos cuidar do sangue. Este precisa fluir. Colesterol, na verdade uma lipoproteína é necessário ao nosso corpo. De novo a palavra chave é equilíbrio. Existem índices, na verdade limites que ajudam a identificar possíveis excessos ou faltas. Sim, falta. Existe mais risco no baixo resultado do HDL, do que no excesso de LDL, de novo equilíbrio.

Precisamos cuidar do sangue, beber muita água, comer vegetais, principalmente hortaliças para garantir o efeito protetor. Estes alimentos elevam os índices de HDL e como não tem colesterol pronto nos alimentos de origem vegetal, mesmo que sejam óleos ou oleaginosas, o efeito será protetor. Conheço relato de pacientes que não conseguiam controlar o colesterol nem com medicação (com muitos efeitos colaterais indesejáveis, principalmente para os homens) e com uma dieta vegetariana viram seus índices de LDL e colesterol total despencar e melhorar seu desempenho físico.

Faça um bem para você e para o planeta. Compre e consuma alimentos de origem vegetal, preferencialmente os que são produzidos na sua região. Mas vale incluir aqueles que fazem parte de dietas que respaldam saúde qualidade de vida, como o azeite de oliva da dieta mediterrânea, usados abundantemente pelos povos do mediterrâneo, o que inclui o Sul da Europa e o Oriente Próximo. Os judeus são produtores e consumidores de azeite de oliva. Até nos livros da Bíblia este alimento é citado e exaltado pelo salmista Davi. Faz bem, mas sempre é bom dizer: equilíbrio é a palavra-chave.

Procure diversificar, consumir muitos vegetais em sua salada ao meio dia folhosos, enriqueça faça colorido. Aumente seu consumo de frutas nas refeições da manhã e noite. Cuidado com a gordura de origem animal. Carnes ou músculos, todo tecido, todas as células do tecido animal contém gordura, que eles produziram a partir do que comeram: vegetais. Esta gordura é boa para vida deles, para a saúde deles. Você deseja ter saúde e qualidade de vida? Prefira a gordura de origem vegetal.  Saúde!

Joseni França Oliveira Lima – nutricionista e Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde


DEZ DIAS PARA COMEÇAR UMA VIDA SAUDÁVEL

Renove seus hábitos para viver mais!

Inscreva-se agora para o próximo Programa de Vida Saudável da Clinica Nat e desfrute do TQV – Treinamento em Qualidade de Vida que vai expulsar seus bloqueios orgânicos e lhe devolver a disposição e alegria de viver da adolescência!

Temos uma equipe de profissionais da medicina e instrutores físicos altamente capacitados com mais de 20 anos de experiência.  

Clique aqui e saiba mais sobre o TQV!

Deseja agendar uma consulta?

Please prove you are human by selecting the Plane.