Sentar demais faz mal para a Saúde

Apesar do alarme crescente sobre os efeitos nocivos de sentar demais , os americanos estão sentados mais do que no passado – em parte porque as pessoas estão passando mais tempo de lazer na frente dos computadores.

A associação entre saúde e problemas de saúde está bem estabelecida, mas ainda não existem muitos dados sobre como os brasileiros são sedentários. Uma Pesquisa Nacional de Nutrição em Saúde, feita nos Estados Unidos, relatou que para adultos e adolescentes, o tempo total sentado aumentou cerca de uma hora por dia de 2007 a 2016 (de 6,4 horas para 8,2 horas por dia). Levando em conta que nessa época ainda não havia a explosão das TVs online, em nossa época atual, ano 2019, essa estatística deve ter aumentado consideravelmente.

A quantidade de tempo gasto sentado e assistindo televisão ou vídeos era geralmente estável entre 2001 e 2016 – pelo menos duas horas por dia – mas com o passar do tempo, pessoas em todas as faixas etárias relataram passar mais tempo de lazer sentado enquanto usavam o computador. Em 2016, metade dos adultos relatou fazer isso por pelo menos uma hora por dia, contra 29 por cento em 2003. Isso era verdade para 57 por cento dos adolescentes, contra 53 por cento. As pessoas trabalham em ambientes fechados mais do que nunca e isso também pode mudar suas atividades de lazer, inclusive depois do uso de smartphones, o sofá, a cama e as cadeiras se tornaram os itens mais utilizados de uma casa. Embora o uso de computadores agora seja uma atividade de lazer comum, esse pode não ter sido o caso no passado, quando os computadores eram menos onipresentes. As pessoas podem não estar cientes de que sentar demais pode ser perigoso, especialmente porque não há intervenção clara para resolver esse problema na maioria das escolas e locais de trabalho.

Como New York Times coloca, “ ficar de pé não é exercício ”, é melhor fazer uma curta caminhada do que ficar em pé em vez de sentar. É possível que ficar sentado tempo demais cause problemas saúde, como as Hemorroidas. Por exemplo, as pessoas desempregadas podem ficar muito sentadas, mas os desafios associados ao desemprego incluindo preocupações financeiras, estresse ou depressão podem causar problemas maiores no lado psicológico.

Então, o melhor é reservar pelo menos 30 minutos por dia para se levantar e dar um passeio agradável lá fora.


DEZ DIAS PARA COMEÇAR UMA VIDA SAUDÁVEL

Renove seus hábitos para viver mais!

Inscreva-se agora para o próximo Programa de Vida Saudável da Clinica Nat e desfrute do TQV – Treinamento em Qualidade de Vida que vai expulsar seus bloqueios orgânicos e lhe devolver a disposição e alegria de viver da adolescência!

Temos uma equipe de profissionais da medicina e instrutores físicos altamente capacitados com mais de 20 anos de experiência.  

Clique aqui e saiba mais sobre o TQV!

Deseja agendar uma consulta?

Por favor, prove que você é humano selecionando: avião.