Insônia, sonhos e neurociência do sono

O sono geralmente deixa as pessoas se sentindo descansadas e revigoradas, mas para os pacientes do neurologista clínico Guy Leschziner, seus momentos de não vigília geralmente são tudo menos pacíficos. Percebe-se que ela estava levando sua moto para passear enquanto dormia profundamente apenas depois que sua senhoria pergunta aonde ela foi. Outro se move durante o sono, encenando seus sonhos – e aterrorizando seu parceiro no processo. Outros ainda sofrem de insônia, privação de sono e terror noturno.

Leschziner descreve seus casos e como eles informam o mundo crescente da pesquisa do sono em seu livro recente, O Cérebro Noturno: Pesadelos, Neurociência e o Mundo Secreto do Sono. “ Esses casos são interessantes de duas maneiras distintas – a primeira é simplesmente o drama das histórias, as experiências humanas desses pacientes”, diz Leschziner. “Mas também, quando se olha para os extremos, também nos informa sobre o normal. Ao ver esses pacientes e ver onde está o problema no cérebro, entendemos algo sobre como nosso cérebro regula o sono. ”

O Verge conversou com Leschziner sobre o que contribui para uma boa noite de sono, o que acontece no cérebro quando sonhamos e como os distúrbios do sono podem fornecer uma janela para outros problemas de saúde.

Você escreve muito sobre sono anormal e os pacientes que encontrou em sua prática. Gostaria de começar perguntando o contrário: como é uma boa noite de sono normal?

O sono – além de ser uma experiência objetiva – também é uma experiência subjetiva. De uma perspectiva objetiva, uma boa noite de sono é vista como uma noite de sono suficientemente consolidada, dividida em uma ou duas parcelas. Se olharmos para a população, sete a oito horas são vistas como a quantidade ideal de sono. Mas para cada indivíduo, a experiência subjetiva do sono é um pouco diferente. Pode haver pessoas que acordam várias vezes por noite, mas que se sentem revigoradas e capazes de se sentir normal durante o dia. Considerando que, para outras pessoas, o que é aparentemente e objetivamente uma boa noite de sono, pode fazê-las sentir-se extremamente cansadas e não atualizadas. Portanto, existe esse tipo de disparidade entre a manifestação física objetiva do sono e a experiência subjetiva.

Se você for dormir aproximadamente na mesma hora, acordar aproximadamente na mesma hora, sentir-se revigorado durante o dia e depois conseguir adormecer ao mesmo tempo regularmente, provavelmente estará dormindo o suficiente para voce.

Como alguém que estuda o sono, como você se sente com o crescente uso de dispositivos de rastreamento do sono?

Não acho que exista algo intrinsecamente errado em rastrear seu sono. Mas você deve se perguntar “Bem, por que estou monitorando meu sono?” Se você está monitorando seu sono porque sabe que não está dormindo o suficiente, provavelmente não precisa de um rastreador para lhe dizer isso.

Acho que o grande perigo é se você está monitorando seu sono porque está com insônia ou porque sente que está tendo uma noite muito, muito ruim, apesar de passar muito tempo na cama. Quando indivíduos que têm um grau de ansiedade relacionado ao sono obtêm dados que podem ou não ser precisos, isso reforça seus preconceitos sobre o sono e, portanto, pode alimentar essa ansiedade relacionada ao sono e pode realmente piorar muito a situação da insônia. .

Um de seus pacientes, John, relatou ter vivido sonhos muito vívidos e começou a se mover enquanto dormia. Qual é a conexão entre o que eles estão vendo e experimentando em seus sonhos e seus movimentos físicos enquanto dormem?

Normalmente, enquanto estamos sonhando, estamos completamente paralisados. Os únicos músculos que realmente mantêm algum grau de movimento para eles são os músculos que movem nossos olhos – é daí que vem o termo movimento rápido dos olhos – e também os músculos que nos permitem respirar. Obviamente, se pararmos de respirar, de uma perspectiva evolutiva que não seria uma boa ideia.

Portanto, existem mecanismos no cérebro que, quando o sono REM é ativado, geram essa paralisia. Mas em indivíduos como John, esse mecanismo de paralisia dá errado. Quando ele começa a sonhar, não fica paralisado e, portanto, está basicamente encenando os movimentos que está fazendo em seus sonhos.

Sem surpresa, os sonhos desempenham um papel importante em seu livro sobre o sono – qual é o nosso entendimento atual sobre por que sonhamos?

Sabemos que o estágio do sono mais associado ao sonho, sono com movimentos oculares rápidos [sono REM], é algo que muda ao longo da vida. Mesmo antes de nascermos, provavelmente gastamos cerca de um terço de cada período de 24 horas nesse estágio do sono. Mas isso levanta a questão: se estamos dentro do ventre de nossa mãe, com o que estamos sonhando? Qual poderia ser a função da experiência real dos sonhos? A probabilidade é que o sonho, ou o sono REM em particular, tenha funções diferentes em diferentes estágios da vida.

Quando estamos no início do desenvolvimento, seja como um feto ou talvez como um recém-nascido, é provavelmente sobre o desenvolvimento de certos caminhos que são responsáveis ​​pela consciência. Mais tarde na vida, parece que sonhar pode ser particularmente importante para a aprendizagem, mas também parece ser importante para a regulação das emoções.

Agora, se alguém olha para o cérebro como algum tipo de supercomputador, o que fazemos é coletar toda uma carga de informações e interpretá-las de acordo com a nossa experiência no mundo. [Nossos cérebros essencialmente] criam um modelo preditivo – podemos ajustar o que experimentamos nesse modelo e gerar previsões a partir dele. Mas estamos constantemente acumulando informações a cada hora que acorda, o que tudo alimenta nossa imagem do mundo ao nosso redor. Isso significa que nosso modelo de mundo ao nosso redor precisa ser constantemente ajustado.

Isso pode muito bem ser o que é sonhar – é o refinamento de nossa compreensão do mundo. Penso que isso explica, por exemplo, por que sonhamos com certos eventos há muito tempo, mas também com certos eventos que experimentamos ao longo desse dia. É o amálgama de todas as nossas experiências sendo reinterpretadas no contexto desse modelo que criamos em nosso ambiente externo.

Um tema recorrente em seu livro é que alguns distúrbios do sono são potencialmente uma janela para problemas de saúde mais graves – você pode nos contar mais sobre isso?

Estamos começando a entender que o sono é importante na regulação de praticamente todos os processos fisiológicos que ocorrem dentro de nossos corpos. Há um campo crescente de pesquisa que procura verificar se a perturbação do sono, a privação do sono ou outras condições como apneia do sono podem dar origem a condições como demência. Sabemos que sono ruim e apneia do sono estão associados ao declínio cognitivo e há evidências crescentes de que eles podem realmente ser fatores de risco para demência. Agora, ainda não chegamos, mas essa é uma área bastante interessante. Porque se pode demonstrar que – por exemplo – a apneia do sono confere um alto risco para a demência, que é um fator de risco potencialmente modificáveis.

A razão pela qual [o sono] pode ser particularmente importante para a demência é que sabemos que há uma série de canais em nosso cérebro chamados sistema linfático, e a função do sistema linfático é remover toxinas e metabólitos do cérebro. No sono profundo, esses canais se abrem em cerca de 60%. A idéia é que, se você dorme, o cérebro é mais eficiente na liberação dessas toxinas.

Quando falamos sobre a abertura desses canais em cerca de 60%, é uma porcentagem bastante grande, mas qual é o tamanho real desses canais sobre o qual estamos falando?

Eles são microscópicos. De fato, por muitos anos, nem sabíamos que elas existiam – elas só foram realmente descobertas na última década .

Parece que ainda há muita pesquisa a ser feita.

O que há de mais empolgante no remédio para o sono é que temos uma coisa que fazemos oito horas por noite, em média, e assim gastamos um terço de nossas vidas dormindo. E, no entanto, até os últimos anos, tivemos muito pouca noção do que se trata. As coisas avançaram dramaticamente nas últimas duas décadas. Mas ainda há muito a aprender.


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