Alzheimer e Automação Residencial Health Tech (IOT – Internet das Coisas)

Automação Residencial Health Tech (IOT – Internet das Coisas) proporciona comodidade, segurança, economia, conforto, mobilidade e acessibilidade.

O conceito de pessoa com deficiência supera o aspecto clínico de cada indivíduo. A IOT ajuda a sociedade no dever de entregar as adaptações tecnológicas necessárias para que tais pessoas exerçam seus direitos de maneira mais efetiva possível.

Preparamos essa matéria para que você saiba mais sobre as tecnologias que permitam às pessoas com deficiências, idosos, ou mesmo pessoas solitárias a viverem com maior autonomia, segurança e praticidade.

A automação residencial – IOT torna a vida das pessoas muito mais prática e confortável para realizar atividades do dia a dia. Com esse serviço, é possível automatizar qualquer recurso eletrônico ou mecânico, como o simples ato de abrir a porta, uma janela, uma cortina, acender uma luz, utilizando sensores automatizados ou o celular remotamente. Já passou o tempo em que a automação residencial era vista como item de luxo. Hoje, esses recursos podem se tornar ferramenta de grande ajuda à acessibilidade e promoção da independência da pessoa com deficiência, permitindo que essas possam realizar tarefas cotidianas, que antes eram consideradas complexas e até mesmo impossíveis.

Para familiares de pacientes com Alzheimer ou outras Demências Degenerativas, a automação é um item primordial pois, entrega em sua residencia ferramentas que irão auxiliar na segurança de todos os residentes do imóvel.

Veja alguns exemplos:

Um portador de Alzheimer pode colocar algo no fogão e esquecer , podendo causar incêndios no imóvel, algo muito perigoso que pode custar a sua vida, a de parentes e vizinhos. Solução: Instalar sensores IOT que podem detectar, fumaça, vazamento de gás, temporizador para forno e CookTop. Podem ser ativados automaticamente enviando notificações para o celular dos familiares em tempo real.

O sistema de reconhecimento facial, pode em tempo real informar onde determinada pessoa se encontra dentro das dependencias de um imóvel, bem como registrar os horários de saída e chegada dessas pessoas e enviar notificações para um smartphone, alertando o Cuidador ou parente sobre o deslocamento dessa pessoa. Para a acessibilidade este sistema é de extrema valia, para facilitar o acesso de cadeirantes em seu edifício, onde o sistema detecta a face do cadeirante para abrir a porta de acesso ao prédio e elevadores automaticamente sem intermédio de outra pessoa. O mesmo principio pode ser utilizado para aumentar a segurança de um imóvel residencial, prédio comercial, escola ou hospitais por exemplo no caso de liberar o acesso a determinadas áreas apenas para profissionais e médicos cadastrados no sistema de reconhecimento facial.

A IOT também pode ajudar prevenir alagamentos de imóveis, com sensores de vazamento de água, válvulas de fechamento de registro do tanque e medidores inteligentes de consumo de água. Todos estes itens podem funcionar sozinhos ou em conjunto, dessa forma caso um portador de Alzheimer esqueça a torneira ou chuveiro ligados, o sistema detecta e automaticamente desliga a energia e fecha o registro de água geral do imóvel.

Há também os sensores de movimento, quebra de vidro, pressão sonora, pulseiras SOS que podem detectar queda do usuário, estes itens são interessantes de serem instalados quando um portador de Alzheimer, deficiente físico ou idoso resida sozinho em um imóvel, ou fique parte do dia solitário, enquanto familiares estão ausentes ou trabalhando fora.

O grande benefício da automação residencial é a versatilidade, que pode adequar sistemas personalizáveis a cada necessidade. O incremento da tecnologia Health Tech com as roupas eletrônicas Weareables em conjunto com a inteligencia artificial e IOT, possibilita que possamos ter controle de diversos aspectos com o recurso de sensores que aferem sinais vitais do corpo, comandos por gestos, assistente de voz, espelhos inteligentes, colchões IOT massageadores, e óculos digitais RA que projetam imagens digitais na própria lente. A IOT Health Tech é utilizada no projeto PIESOLE – uma palmilha inteligente que possibilita a vascularização dos pés, o que ajuda em diversas patologias neurodegenerativas, veja mais detalhes acessando www.piesole.com

A verdade é que atualmente IOT- Internet das Coisas, residências automatizadas e acessibilidade caminham lado a lado e estão em constante evolução e aplicação, tornando a rotina das pessoas mais versátil, impactando positivamente no modo de viver. Para a saúde há os benefícios do uso da água alcalina, com modernos filtros de água que utilizam a IOT para monitorar o estado da água consumida em seu imóvel.

Além destes fatos a IOT trás os benefícios da comodidade no controle de portas, janelas, iluminação, sonorização, e principalmente a segurança patrimonial, itens que são de comum a todos que residem na chamada Casa Inteligente.

Hoje, 2019, há apenas 300 mil residencias no Brasil com alguns dos recursos de Casa Inteligente, em 2020 serão 2 milhões de residencias com algum tipo de automação no Brasil. Um projeto básico de IOT que controle a iluminação, aparelhos de TV, sonorização, alarme de porta e janelas, sensores de vazamento de água e gás, custa para um apartamento de 2 quartos a partir de R$ 7.000,00 ou seja o mesmo valor que um Smartphone 5G de ultima geração. Ter uma casa automatizada não é mais um artigo de luxo e sim uma necessidade. Pense que com todo o avanço da conectividade da Internet 5G, ter uma casa conectada é essencial para a moderna vida do Século XXI.

Dispositivo VOXI TOUCH IOT

Quer mais detalhes sobre IOT voltado para á área de acessibilidade e saúde, acesse agora – www.voxi.com.br – A VOXI é especializada em soluções IOT Health Tech, com 10 anos de experiencia e centenas de clientes satisfeitos em todo o Brasil.


DEZ DIAS PARA COMEÇAR UMA VIDA SAUDÁVEL

Renove seus hábitos para viver mais!

Inscreva-se agora para o próximo Programa de Vida Saudável da Clinica Nat e desfrute do TQV – Treinamento em Qualidade de Vida que vai expulsar seus bloqueios orgânicos e lhe devolver a disposição e alegria de viver da adolescência!

Temos uma equipe de profissionais da medicina e instrutores físicos altamente capacitados com mais de 20 anos de experiência.  

Clique aqui e saiba mais sobre o TQV!

Deseja agendar uma consulta?

Por favor, prove que você é humano selecionando: estrela.