Os poderes do Chuchu e Pepino

CHUCHU
Originário da América Central e México o chuchu é uma hortaliça fruto. Há as seguintes variedades: – Chuchu-branco: pequeno e sem espinhos; – Chuchu verde-claro; – Chuchu-verde, de tamanho médio, espinhoso e mais rijo; – Chuchu-mamute: o maior de todos, que é, quando novo, espinhoso e mais tenro.

MODO DE COMPRAR
Prefira o chuchu novo, que é mais saboroso e macio do que o maduro. Para isto escolha aqueles que tenham a ponta mais estreita e de cor verde claro, porque se estiver mais aberta e de cor esbranquiçada, é sinal de que o chuchu já está velho, inadequado para o consumo. Observe também se há marcas ou lesões na casca.

CONSUMO E CONSERVAÇÃO
A proporção ideal é de 1 peça de tamanho médio por pessoa. A casca e a semente também podem ser utilizadas dependendo do tipo de preparação. Se estiver novo, pode ser guardado por até 1 semana em geladeira. Pode ser consumido em saladas (cru ou cozido), ensopado, com molho branco, gratinado ou suflê.

COMPOSIÇÃO
O chuchu é pobre em nutrientes, contendo poucos minerais e proteína. Apresenta boa quantidade de Niacina, uma vitamina do complexo B e pequena quantidade de fósforo e cálcio.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Indicado para dietas de emagrecimento devido ao seu baixo valor calórico. Cada 100 gramas de chuchu fornecem aproximadamente 30 calorias. Ideal para alimentação de idosos e bebês por sua boa oferta de água. Auxilia também no tratamento de hipertensão arterial.

PEPINO
Proveniente das Regiões montanhosas da Índia. Conforme a variedade, o pepino pode apresentar a casca lisa ou enrugada, e, quando estão maduros, ficam amarelados. Pepino caipira, pepino japonês, pepino comum. Ele é uma hortaliça tipo fruto da mesma família da abóbora e da abobrinha. Existem alguns tabus em torno deste legume considerado indigesto e que não deve ser ingerido com leite, contudo não há nenhum fundamento nessas afirmações.


CONSUMO

Ao comprar a casca deve estar brilhante, firme e verde intenso; Prefira os mais pesados e retos. A forma mais saudável de consumo é o pepino cru, em salada de preferência coma casca, que contém enzimas que facilitam sua digestão. Calcule 100 gramas com casca por pessoa.

COMPOSIÇÃO
Esta hortaliça contém vitamina C, sais minerais fibras e boa quantidade de água. Seu reduzido valor calórico é uma vantagem em dietas para perda de peso. Cada cem gramas de pepino fornecem 15 calorias. Considerado um bom alimento para o fígado, rins e bexiga, calmante e diurético, coadjuvante no processo de regular a pressão arterial.


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