Os perigos da Hipertensão

A HIPERTENSÃO é ma das mais perigosas doenças da civilização, pouco perceptível em seu desenvolvimento, mas muitas vezes fatal no seu desfecho abrupto, a hipertensão arterial é caracterizada por índices pressóricos, PA , iguais ou superiores 130×90 seja qual for a idade. Uma vez conhecidas as principais características da doença, e suas implicações que comprometem perigosamente a saúde, faz-se necessária uma atitude imediata.

É preciso atacar desde logo sua raiz: exercício físico, alimentação saudável e livrar-se do estresse. Exercício Físico- Muitos pensam que precisam ir a uma academia, SPA ou clinica para começar um programa saudável. Dependendo do quadro isto pode ser necessário. Na maioria das vezes, porém, pode-se simplificar grandemente partindo para uma consulta médica e começando a caminhar diariamente, sempre com a orientação médica.

A caminhada diária deve ser desenvolvida aos poucos, iniciando com 20 minutos, por exemplo, que é simplesmente caminhar durante 10 minutos e voltar. Aumentam-se 05 minutos a cada dia até chegar ao mínimo de 40 ou o ideal de 60 minutos por dia. Conforme a disposição vai-se aumentando o ritmo (não é necessário correr) para que o benefício seja efetivo. É bom saber que por mais relaxante que seja um passeio tranquilo pela manhã ele não queima depósitos de gordura nas coronárias. Um procedimento assim progressivo praticamente não tem contra-indicações. Alimentação – Se o grande problema é o fechamento dos vasos pela gordura, uma providencia importante é utilizar alimentos que ajudem a limpá-los.

  • Utilize no desjejum frutas à vontade, juntamente com frutas frescas e cereais integrais(pão integral ou granola) com iogurte desnatado ou leite de soja.
  • Eventualmente substitua os cereais por raízes feculentas( inhame ou aipim). Poderão ser adicionadas ainda, castanhas, amêndoas ou nozes (cruas).
  • No almoço introduza as saladas de verduras cruas com azeite de oliva puro. Utilize milho verde ou ervilhas frescas, acrescente arroz integral ou raízes (batata, mandioca /aipim ou inhame) com leguminosas (feijão,grão de bico ou lentilhas).
  • Troque o jantar por frutas e nos intervalos entre as refeições, sucos e água de coco Livrar-se do Estresse- Como resolver as questões que causam estresse é um problema particular de cada um mas alguns princípios básicos podem ser apontados :

1-Não adie decisões indefinidamente Ao contrário do que se espera, empurrar os problemas com a barriga não os melhora, na maioria das vezes piora. O ruim é que a vida vai se escoando e quando finalmente a decisão for tomada, ou o problema explodir, os anos passados e as doenças adquiridas já fizeram o seu estrago irrecuperável.

2- Busque ajuda. Seja de amigos, seja profissional. Psicoterapia, por exemplo, é de grande eficácia para ajudar a identificar os próprios erros e/ou conceitos, usualmente os maiores entraves à solução dos problemas intrincados da vida.

3- Confie em Deus. Alguém, num momento de inspiração, disse: Orar é abrir o coração a Deus como a um amigo. Ele é o maior amigo, e, diferente de qualquer outro, Ele não falha. Experimente.

Dr. Elias Oliveíra Lima Diretor Médico da Clínica Nat

Expertise em nutrição e bem-estar

Inscreva-se agora para o próximo Programa de Vida Saudável da Clinica Nat e desfrute do TQV – Treinamento em Qualidade de Vida que vai expulsar seus bloqueios orgânicos e lhe devolver a disposição e alegria de viver da adolescência!

Temos uma equipe de profissionais da medicina e instrutores físicos altamente capacitados com mais de 20 anos de experiência.  

Clique aqui e saiba mais sobre o TQV!

Deseja agendar uma consulta?

Por favor, prove que você é humano selecionando: árvore.