Conheça os poderes da fruta Mangostão

O mangostão ou mangostin (Garcinia mangostana L.) é considerado a rainha das frutas, a mais famosa e saborosa da região tropical do continente asiático, de onde é nativa. No final do século XVIII os comerciantes de especiarias transportaram esta exótica fruta do sudeste asiático para o continente Europeu. O interesse dos exploradores não era muito grande por conta da fragilidade da fruta e os poucos recursos tecnológicos de conservação da época.

Conta-se que a rainha Vitória, no século XIX no Reino Unido, ao prová-la disse não haver saboreado antes nenhuma fruta tão deliciosa e a partir daí ficou conhecida como fruta da rainha. Mas não há nenhum registro oficial de isto tenha realmente acontecido.

Folclores à parte, o que se sabe é que sua comercialização ainda é difícil, pois o fruto embora formado por uma casca espessa, mantém-se comestível por curto período. O mangostão é bastante conhecido nos paises produtores, com exportação pouco expressiva. O continente europeu, embora tenha árvores cultivadas, ainda é abastecido por países asiáticos e os Estados Unidos pela América Central. Atualmente encontra-se em lojas de produtos importados um suco de alto valor comercial elaborado a partir da fruta.

É cultivada principalmente nos países tropicais da Ásia, Índia, Austrália, América Central, Sul da Flórida (mangosteen) e no Brasil, onde foi introduzida em 1935, sendo cultivada nos estados do Pará e da Bahia. No Espírito Santo e São Paulo pode ser encontrada em pomares, em pequena escala, devido a suas exigências de clima quente e úmido com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Em florestas as árvores do mangostão podem alcançar alturas maiores que 15m, devido à competição por luminosidade. Entretanto, em observações efetuadas em plantas cultivadas, com mais de 20 anos, na região sul da Bahia, não foi encontrada nenhuma planta com altura superior a 12m de altura, tendo o diâmetro do tronco, em torno de 30 cm.

É conhecida como fruta funcional por suas características de sabor e poderoso efeito antioxidante. Os antioxidantes do mangostão são as xantonas, cerca de 40 tipos diferentes. As xantonas são moléculas estáveis que mantém suas propriedades mesmo após aquecimento.

Na verdade o mangostão é a maior fonte natural de xantonas. As mais recentes pesquisas indicam que entre seus benefícios incluem-se fortalecimento do sistema imunológico no combate a infecções, alergias, inflamações, distúrbios da pele e gastrintestinais. Além disto, seu conteúdo nutricional traz como vantagens o baixo valor calórico e a riqueza de água e fibras.

Valor Nutricional em 100g da fruta (sem casca e semente)

Calorias 60 Kcal
Água 82 %
Proteína 0,55 g
Lipídios 0,3 g
Glicídios 15,0 g
Fibra 5,0 g
Cálcio 8,0 mg
Ferro 0,8 mg
Vitamina C 2,0 mg

No continente asiático a semente é utilizada como alimento ou adicionada às compotas, depois de cozimento em água, para remoção de seu sabor amargo. Todo este glamour que está associado ao mangostin deve-se à sua aparência exótica e delicada, concedendo um toque especial às refeições. Por tudo isto é que o mangostão consegue alcançar os mais altos preços por unidade no mercado.

Geralmente é consumida fresca e poucas receitas utilizam a fruta como ingrediente, pois qualquer outro elemento pode mascarar seu sabor sofisticado. Deve ser conservada sob refrigeração em saco plástico parcialmente fechado para preservar a umidade. No momento da colheita, a fruta é muito frágil e ao abri-la pequenos pedaços da casca amarga ficarão junto aos delicados segmentos comestíveis. Alguns dias após a colheita a casca perde água e começa a endurecer. A partir deste ponto é essencial o uso de um instrumento de corte para abri-la. Faz-se um corte em torno do equador da fruta com auxílio de uma faca afiada.

A fruta é uma baga, medindo de 4 a 7 cm de diâmetro com cálice firme e resina amarela, subdividida em 4 a 8 segmentos com média 5 sementes e utilizada principalmente como fruto fresco. Quando o fruto está maduro a polpa dentro da casca ou concha é branca, macia, aromática, ácida e suculenta. A casca apresenta pigmentação púrpura devido a extratos fenólicos considerados antioxidantes. Recomenda-se fazer uma infusão com a casca e misturá-la ao suco da polpa para receber todos seus benefícios. A casca também contém pectina e após tratamento para eliminar a adstringência, ela pode ser adicionada na confecção de geléia juntamente com a polpa.

Outros Usos

Frutos secos são utilizados na Índia e na China para fabricação de uma pomada, que é aplicada em eczema e outras afecções da pele. O extrato da casca é utilizado em tintura comercial e como adstringente para aliviar a diarréia nas Filipinas e na Malásia. Na Tailândia também utilizam a madeira marrom do tronco da árvore na fabricação de móveis.

Receitas

 

– Torta de Mangostão
· 5 mangostões
· 1 colher de sopa de açúcar demerara
· 1 colher de sopa de glucose de milho
· 3 colheres de sopa de água
· ½ xícara de açúcar demerara
· 2 ovos
· 1 xícara de farinha de trigo
· 1 xícara de leite de coco
· 1 colher de chá de raspa de limão
· Óleo para untar

Abra as frutas, retire a polpa com cuidado e remova as sementes. Leve ao fogo a colher de açúcar, a glucose e a água e mexa até dissolver o açúcar. Derrame esta calda sobre as bagas e arrume-as lado a lado em uma vasilha refratária untada com óleo. Em uma vasilha funda bata os ovos com o açúcar. Adicione a farinha, o leite de coco e a raspa de limão e misture até a massa ficar homogênea. Coloque esta massa sobre o mangostão e leve ao forno por 50 minutos. Desenforme e sirva com iogurte natural.

 

 

– Batida de mangostão com linhaça
· 2 mangostões
· 1 colher de sopa de linhaça
· 1 copo de iogurte integral cremoso
· 1 copo de gelo picado
· 2 colheres de sopa de mel (ou outro adoçante a gosto)

Abra as conchas do mangostão, remova os segmentos e descarte as

sementes. Junte o iogurte, o gelo e o mel, bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

 

 

 

– Batida de mangostão com suco de maçã
· 4 mangostões
· 4 copos de suco de maçã
· 2 morangos
· 2 colheres de sopa de mel (ou outro adoçante a gosto)

Abra as conchas do mangostão, remova os segmentos e descarte as sementes. Adicione os morangos, o suco de maçã e o mel, bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.


Expertise em nutrição e bem-estar

Inscreva-se agora para o próximo Programa de Vida Saudável da Clinica Nat e desfrute do TQV – Treinamento em Qualidade de Vida que vai expulsar seus bloqueios orgânicos e lhe devolver a disposição e alegria de viver da adolescência!

Temos uma equipe de profissionais da medicina e instrutores físicos altamente capacitados com mais de 20 anos de experiência.  

Clique aqui e saiba mais sobre o TQV!

Deseja agendar uma consulta?

Por favor, prove que você é humano selecionando: árvore.