Beterraba reduz a pressão arterial

A beterraba é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B5, B6 e principalmente a B9 também chamada também de ácido fólico, é importantíssima para a mulher grávida, uma vez que é utilizada para o desenvolvimento normal da coluna vertebral da criança.

O suco de beterraba é muito alcalino, o que o torna eficaz no tratamento da acidose. Beber regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação. Essa raiz que possui sabor adocicado, é rica em diversos nutrientes e as formas de ser consumida são muito versáteis: crua, cozida, na salada, em sopas e em sucos são alguns exemplos.

O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, um poderoso agente de combate ao câncer, principalmente o câncer de cólon pois os glóbulos sanguíneos absorvem a betacianina e podem aumentar a capacidade de transporte de oxigênio em até 400%. A beterraba possui também um fitonutriente chamado proantocianidinas que é anticancerígeno. Essa raiz também é rica em fitoesteróis, substâncias vegetais que não são produzidas pelo organismo humano. Estes, por sua vez, promovem a redução do colesterol em 30 a 40%.

Além disso, a beterraba possui nitratos, substâncias que produzem no sangue um tipo um gás conhecido como óxido nítrico. O óxido, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e as artérias, reduzindo a pressão arterial. O estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, publicado no jornal Hypertension da American Heart Association, constatou que um copo de 250 ml de suco de beterraba por dia é suficiente para diminuir em 7% a pressão arterial. Ou seja, essa raiz é aliada de quem tem hipertensão. Veja outras propriedades da beterraba:

  • Rica em fibras
  • Fonte de carboidratos
  • Cobre
  • Magnésio
  • Manganês
  • Cálcio
  • Potássio
  • Nitratos
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Antioxidantes como carotenoides e licopeno

Informação Nutricional da Beterraba (porção de 100 gramas)

Calorias 49
Proteínas 1,9
Lipídeos 0,1
Colesterol
Carboidrato 11,1
Fibra alimentar 3,4
Cálcio 18
Magnésio 24

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – UNICAMP

Beterraba é aliada de quem pratica exercícios

Ingerir o suco de beterraba auxilia no aumento da resistência física e permite que atletas, principalmente em provas de resistência como corrida e ciclismo, consigam se exercitar por até 16% de tempo a mais, de acordo com um estudo realizado pela University of Exeter, do Reino Unido.

Beterraba no pré-treino

No pré-treino é indicado ingerir o suco que leva uma beterraba pequena ou média com água, até 60 minutos antes do treino, tempo suficiente para obter os benefícios no organismo.

Beterraba previne Alzheimer, Parkinson e depressão

O vegetal é responsável pelo aumento do fluxo sanguíneo que chega ao cérebro, fazendo com que ele trabalhe e tenha grande funcionalidade. O poder antioxidante da beterraba também é eficaz no combate de doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson. O triptofano e a betaína podem ainda atuar na mente, afastando a depressão e ajudando no relaxamento e bem-estar. Os antioxidantes da beterraba, combatem o envelhecimento e protegem o cérebro, assim como o ácido nítrico, que ajuda na oxigenação.


Expertise em nutrição e bem-estar

Inscreva-se agora para o próximo Programa de Vida Saudável da Clinica Nat e desfrute do TQV – Treinamento em Qualidade de Vida que vai expulsar seus bloqueios orgânicos e lhe devolver a disposição e alegria de viver da adolescência!

Temos uma equipe de profissionais da medicina e instrutores físicos altamente capacitados com mais de 20 anos de experiência.  

Deseja agendar uma consulta?

Por favor, prove que você é humano selecionando Uma casa.